sábado, junho 20, 2009

A problemática dos títulos das sequelas e o valor intrínseco dos mesmos

_

Ia eu a passar no Campo Pequeno quando avistei o outdoor de publicidade ao filme A Idade do Gelo 3. Dei por mim a pensar que se fosse eu o responsável pela atribuição do nome, chamar-lhe-ia seguramente A 3ª Idade do Gelo. Não ficava muito mais giro? Até porque os animais por esta altura já devem andar todos de bengala (o tigre, esse já andava desde o primeiro*)

Ora, isto veio mexer com uma já antiga implicância minha com o título duma sequela em particular. O Meu Primeiro Beijo 2! Isto é um atentado à inteligência, primeiro só há um. Não era muito melhor chamarem-lhe O Meu Segundo Beijo?!

E já agora…

O Pai da Noiva 2… Mas a miúda casou-se outra vez? Não! Neste ela engravida, yada yada yada, o puto nasce. Não seria mais lógico chamar-se O Pai da Grávida? Ou O Avô do Recém-Nascido?

De vez em quando lá têm uns laivos de criatividade e fazem coisas como Os 102 Dálmatas (embora Os 202 Dálmatas talvez fizesse mais sentido), não é perfeito mas já mostra melhorias. Só espero que não tenham uma idéia à Star Wars e nos atirem com os 100 que faltam!

Um filme que estaria condenado a não ter uma sequela seria obviamente O Último Samurai. No entanto a táctica Star Wars já é aplicável, e aí teríamos O Penúltimo Samurai.

Já na saga do Rambo, os tradutores lusos fugiram à fórmula e escolheram A Fúria do Herói e A Vingança do Herói para os dois primeiros filmes. Será que acharam que depois de um First Blood não deveria haver um First Blood II mas sim um Second Blood? Se acharam, acharam mal, neste caso trata-se duma expressão idiomática. Mas safaram-se bem! O Rambo III ficou um pouco estranho a seguir aos outros, tanto numa língua como noutra. Mas isso já tem a ver com outros factores…

Desaparecido em Combate. A trilogia de Chuck Norris na década de 80 tem uma outra particularidade. A acção do 2 passa-se numa época anterior ao primeiro. Ou seja, deveríamos ter tido um Desaparecido em Combate -1 e só depois o 2 em vez do 3!

Uma outra saga deveria ter mudado de nome a determinada altura. Pesadelo em Elm Street teve 6 filmes, fora mais alguns com base na mesma personagem. A seguir ao Pesadelo em Elm Street IV deveria ter vindo o Sono em Elm Street. Sim, eu dormi no V… e no VI também…

Se algum de vós for líder partidário e andar à procura de candidato para Ministro da Cultura, estejam à vontade.


*Esta piada só funciona com quem não saiba distinguir um Tigre de Dentes-de-Sabre dum Tigre de Bengala.

Sem comentários: